Punção aspirativa por agulha fina

A punção mamária é um procedimento médico no qual colhe-se amostras de uma lesão para enviar ao patologista que fará o diagnóstico. Apesar de ser um procedimento invasivo e causar certo desconforto ao paciente, é importante como ação preventiva e terapêutica, em alguns casos. 
Existem diferentes tipos de punção e a sua escolha é individualizada para cada caso. Alguns dos fatores a serem considerados pelo médico são: o tipo de lesão, a localização, o tamanho, a quantidade de tumores, entre outros. 
Realizamos em nossa unidade os tipos de punção descritos abaixo.

Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF). Esse procedimento consiste na introdução de uma agulha fina no interior da lesão, que comumente é guiada por ultrassom, e ao fazer movimentos de “vai e vem” realiza a coleta de células do nódulo mamário.
É padrão-ouro na diferenciação de lesões sólidas e císticas, sendo curativa no segundo caso.

Biópsia por Agulha Grossa (Core Biopsy). A biópsia de fragmento com agulha ou core biopsy consiste na retirada de fragmentos de tecido, com uma agulha de calibre um pouco mais grosso que da PAAF, acoplada a uma pistola especial. O posicionamento da agulha de biópsia poderá ser guiado por mamografia digital estereotáxica ou ultrassom. O procedimento é realizado com anestesia local.

No IMAD é realizada a marcação pré cirúrgica de lesões mamárias, também chamada de agulhamento. 
Este procedimento é feito sob anestesia local e consiste na introdução de um fio metálico com um anzol na sua extremidade que irá orientar o cirurgião durante a cirurgia. 
Após a realização do exame o paciente deverá retirar o nódulo em até 24 horas.