O exame de ultrassonografia é essencial para uma gestação tranquila: é o momento especial de acompanhar o desenvolvimento do bebê, ouvir o coraçãozinho, descobrir o sexo e verificar como vai a saúde - a quantidade de líquido amniótico e a localização da placenta

Na primeira morfológica, realizada entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, o índice mais importante a ser visto é a translucência nucal (TN). O principal objetivo desse exame é a medição da espessura de um fluido entre a pela e a gordura da nuca do bebê. O resultado aponta uma menor ou maior chance de haver alterações cromossômicas.

Já a segunda morfológica é realizada no segundo trimestre entre a 18ª e a 24ª semana. Como nessa fase da gestação o feto já está bem desenvolvido, com os órgãos mais definidos, a confiabilidade do exame é ainda maior. Durante o procedimento, o médico radiologista é capaz de avaliar estruturas internas, como calota craniana, cérebro, tórax, estômago e rins, além dos membros e da genitália.

É por meio dessas ultrassonografias que também se confirma ou determina a idade gestacional e, consequentemente, a data provável do parto.