Exames Femininos de Rotina

Ultrassonografia Mamária

 
Exame indicado para analisar o tecido mamário e detectar eventuais alterações como, por exemplo, um nódulo ou um cisto. Em mulheres com idade igual ou superior a 40 anos e em algumas situações, deve ser realizado em conjunto com a mamografia para correlação entre os dois métodos e melhor acurácia diagnóstica. Pode ser utilizado também para a realização de biópsia dirigida.
 

Ultrassonografia pélvica via Transvaginal (Endovaginal)


Indicado para avaliar a situação dos órgãos reprodutivos femininos - útero, ovários, trompas uterinas, colo uterino e a vagina. Podem ser investigadas situações como dor pélvica, presença de cistos e tumores ovarianos, tumores e pólipos uterinos e outros tumores na pelve. Também pode ser útil na avaliação de sangramentos uterinos anormais, endometriose, estudo de causas de infertilidade e diagnóstico de gravidez ectópica. O ultrassom endovaginal também pode ser realizado no acompanhamento pré-natal.
 

Mamografia


A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia. É realizado com um mamógrafo (aparelho de raio X), onde a mama é avaliada de forma a oferecer imagens de alta qualidade para um melhor diagnóstico.

Densitometria Óssea


A Densitometria Óssea é uma técnica que permite medir a densidade de osso existente nas diferentes partes do esqueleto e, assim, diagnosticar o grau de risco de fraturas. É o exame mais importante para o diagnóstico da Osteoporose.